Identificação de vítimas da Air Algérie pode levar anos

Identificação de todas as vítimas do avião da Air Algérie que caiu há uma semana no norte do Mali poderá levar vários anos, segundo polícia

Argel - A identificação de todas as vítimas do avião da Air Algerie que caiu há uma semana no norte do Mali poderá levar vários anos, afirmou nesta quinta-feira em Argel o diretor da polícia judiciária.

"É cedo para falar de identificação, é uma operação que pode levar semanas, meses e até anos. O importante é chegar à verdade", declarou Abdelkader Kara Bouhadba, que considera a identificação "uma prioridade humana".

Treze especialistas argelinos viajaram para o local do acidente na região de Gossi, a cerca de 150 km de Gao (norte do Mali), com colegas franceses, malineses e espanhóis.

Nenhum dos 118 passageiros, incluindo 54 franceses, 23 burquinenses, oito libaneses, seis argelinos e seis espanhóis, sobreviveram.

O avião, um McDonnell Douglas MD-83 alugado da empresa espanhola SwiftAir, fazia o trajeto Uagadugu-Argel e caiu menos de uma hora após sua decolagem.

"Várias amostras colhidas no local não puderam ser analisadas, dada a magnitude do acidente e as condições desfavoráveis de trabalho e de conservação dos corpos", acrescentou o diretor da polícia judiciária.

Os especialistas são forçados a recorrer a testes de DNA para identificar os corpos.

Segundo o coronel Patrick Touron, vice-diretor do Instituto de Pesquisa Criminal da Gendarmaria francesa, os especialistas não viram "nenhum corpo íntegro", mas "corpos profundamente fragmentados e sem possibilidade de identificação por métodos convencionais".

O presidente francês, François Hollande, declarou no sábado que "assim que possível, todos os corpos serão trazidos de volta para a França".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.