Mundo

Ibama investiga responsabilidade por queimada no Piauí

Segundo ele, não é atribuição do Ibama identificar se o incêndio causou o blecaute; mas apontar a origem do fogo


	Linha de transmissão: a interrupção no fornecimento de energia foi provocada pela queda automática de duas linhas de transmissão que interligam o Sistema Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Linha de transmissão: a interrupção no fornecimento de energia foi provocada pela queda automática de duas linhas de transmissão que interligam o Sistema Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2013 às 13h20.

Rio de Janeiro – O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Volney Zanardi Júnior, disse hoje (30) que o órgão está investigando a responsabilidade pelas queimadas no Piauí que, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), causaram a interrupção no fornecimento de energia na Região Nordeste no último dia 28.

Segundo ele, não é atribuição do Ibama identificar se o incêndio foi o causador do blecaute.

“Não temos a mínima ideia sobre isso, o Ibama não faz esse tipo de análise. O que o Ibama faz é identificar quem é o causador do incêndio. O órgão não faz nenhum tipo de análise de impacto de queimada em linha de transmissão, isso é um trabalho do setor elétrico”, explicou Zanardi, durante a assinatura de um acordo de cooperação entre o Ibama e o Instituto Brasileiro de Petróleo.

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pela queda automática de duas linhas de transmissão que interligam o Sistema Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do estado. No local foram identificados focos de queimadas.

Acompanhe tudo sobre:IbamaIncêndiosPiauíRegião NordesteTransmissão de energia

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal