Mundo

HRT inicia perfuração de poço na Bacia do Solimões

O poço está no prospecto Tucumã, localizado no bloco SOL-T-192, no município de Tefé, no Amazonas


	Márcio Mello, presidente da HRT
 (Edu Monteiro/EXAME.com)

Márcio Mello, presidente da HRT (Edu Monteiro/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2012 às 10h40.

Rio de Janeiro - A HRT iniciou a perfuração do poço 1-HRT-10-AM, na bacia do Solimões, informou a empresa em comunicado nesta quarta-feira.

O poço está no prospecto Tucumã, localizado no bloco SOL-T-192, no município de Tefé, no Amazonas.

"Caso obtenha sucesso, este poço comprovará a existência de um novo alinhamento para hidrocarbonetos na bacia e estenderá a região produtora da bacia para sul, reduzindo os riscos geológicos nas áreas de fronteira da HRT", disse a empresa.

O poço situa-se a aproximadamente 30 km ao sul do Campo de Juruá, onde a HRT já fez outras descobertas e denominou a região como uma "nova fronteira exploratória na bacia do Solimões".

Na área, a empresa informou a presença de hidrocarbonetos nos poços 1-HRT-5-AM, 1-HRT-8-AM e 1-HRT-2-AM. Avaliações preliminares da empresa mostraram potencial de vazão para produzir até 3 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, quando atingir sua fase de desenvolvimento.

O potencial da região como um pólo produtor de gás fez com que a HRT acelerasse o plano de monetização de suas reservas.

As várias descobertas de gás da HRT na região ainda precisam, no entanto, um maneira viável para serem escoadas. Uma dificuldade é a grande distância da produção dos centros consumidores.

Há cerca de duas semanas a empresa anunciou a assinatura de protocolo de intenções com a Petrobras para viabilizar suas reservas no Amazonas.

O objetivo da parceria é "integrar esforços para avaliar a viabilidade técnica, econômica, ambiental, financeira, jurídica, regulatória e tributária para a implementação da monetização do gás natural vinculado às concessões em áreas contíguas ao Campo de Juruá", disse a HRT em fato relevante na ocasião. Às 11h15 as ações da empresa subiam 5,50 por cento, a 6,33 reais. No mesmo horário o Ibovespa subia 0,43 por cento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergiaGásGás e combustíveisHRTIndústria do petróleoPetróleo

Mais de Mundo

Tailândia anuncia que se juntará ao Brics como Estado associado em 1º de janeiro

Mediadores querem fechar acordo de trégua em Gaza antes da posse de Trump

Governo da Alemanha acusa Musk de tentar interferir em eleições do país