Mundo

Horas depois da libertação, Gilad Shalit volta para casa

Centenas de pessoas foram receber o soldado no povoado de Mitzpe Hilah, onde ele nasceu

O soldado israelense Gilad Shalit já voltou para seu povoado natal (TV Egípcia/AFP)

O soldado israelense Gilad Shalit já voltou para seu povoado natal (TV Egípcia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2011 às 16h01.

Jerusalém - O soldado israelense Gilad Shalit, que nesta manhã foi colocado em liberdade pelo Hamas perto da fronteira entre Egito e Israel, chegou nesta tarde ao seu povoado natal, Mitzpe Hilah, no norte de Israel, onde foi recebido por centenas de pessoas.

O soldado chegou a partir da base aérea de Tel Nof, no centro do país, a bordo de um helicóptero da Força Aérea israelense, que aterrissou no heliporto do parque industrial de Tefen, próximo à localidade do norte de Israel onde reside sua família.

Centenas de pessoas saíram às ruas para acompanhar a chegada do jovem militar no trajeto entre o parque industrial Tefen e a casa dos Shalit em Mitzpe Hilla.

O jovem, acompanhado dos pais, percorreu de carro o trajeto em meio ao burburinho da população que celebrava com festa seu retorno, balançando bandeiras israelenses e aos gritos de boas-vindas. Algumas pessoas também jogaram flores no carro.

A chegada ao seu povoado natal foi atrasada em algumas horas porque o soldado sofreu um ligeiro desmaio durante o voo a partir da fronteira de Gaza até a base militar de Tel Nof.

Após um intensivo exame médico na base militar, os especialistas autorizaram a nova viagem de helicóptero até a casa de seus familiares em Mitzpe Hilla, um pequeno povoado próximo à fronteira com o Líbano.

Shalit havia aterrissado na primeira hora da tarde na base aérea de Tel Nof, onde soldado se encontrou com seus pais, Noam e Aviva, seu irmão Yoel, sua irmã Magas, e seu avô Zvi.

Ele chegou à base de helicóptero da Força Aérea israelense a partir do acampamento militar de Amitai, próximo à Faixa de Gaza, onde tomou um banho e trocou de roupa.

Em Amitai vestiu uniforme militar israelense, conversou por telefone com familiares e recebeu um par de óculos novos, os primeiros desde que foi feito refém em junho de 2006.

Shalit perdeu os óculos de grau quando foi capturado e sua família havia pedido que fosse entregue a ele um novo par o mais rápido possível.

A imprensa local informou que os exames médicos aos quais foi submetido nas instalações militares atestaram boa saúde física, embora esteja magro e pálido.

O soldado foi entregue nesta manhã pelas autoridades do Hamas em Gaza aos representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a funcionários da inteligência egípcia na passagem de fronteira de Rafah, no sul da faixa, em cumprimento ao acordo com o Governo israelense para a troca do soldado por mais de 1 mil presos palestinos.

Acompanhe tudo sobre:IsraelOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua