Mundo

Homem que destruiu estrela de Trump é preso

Otis, que filmou o ataque e depois o divulgou em uma agência de notícias local, disse que inicialmente sua intenção era retirar a estrela e leiloá-la

Trump: o dinheiro iria para as mulheres que alegaram ter sido agredidas sexualmente por Trump. O empresário nega as acusações (Mario Anzuoni/Reuters)

Trump: o dinheiro iria para as mulheres que alegaram ter sido agredidas sexualmente por Trump. O empresário nega as acusações (Mario Anzuoni/Reuters)

A

AFP

Publicado em 27 de outubro de 2016 às 17h05.

O homem que admitiu ter vandalizado a estrela do magnata Donald Trump na Calçada da Fama de Hollywood foi preso nesta quinta-feira (27) - informou a Polícia.

James Otis tinha previsto oferecer uma coletiva de imprensa no lugar onde está localizada a homenagem ao candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, mas foi preso antes.

Otis, que filmou o ataque e depois o divulgou em uma agência de notícias local, disse que inicialmente sua intenção era retirar a estrela e leiloá-la em Nova York no dia da eleição, em 8 de novembro.

O dinheiro iria para as mulheres que alegaram ter sido agredidas sexualmente por Trump. O empresário nega as acusações.

Otis conseguiu tirar apenas as letras em dourado com o nome do magnata imobiliário e o logotipo de televisão que havia em cima.

A Câmara de Comércio de Hollywood rapidamente iniciou as reparações da estrela dada em 2007 ao republicano por seu programa "The Apprentice" ("O Aprendiz").

"Quando o povo está insatisfeito com nossos homenageados, esperamos que projetem essa raiva de uma maneira mais positiva do que vandalizar um ponto de referência na Califórnia", disse o chefe da associação, Leron Gubler.

"Nossa democracia está baseada no respeito à lei. O povo pode fazer a diferença votando, e não destruindo a propriedade pública", acrescentou.

Otis foi acusado de vandalismo.

Não é a primeira vez que a estrela de Trump é alvo de protesto. Um artista de rua a cercou com um muro de 15 centímetros de madeira com arame farpado em uma crítica à promessa do candidato de construir um muro na fronteira com o México.

No ano passado, deixaram fezes na estrela, que também já foi pichada com um grande X amarelo e uma suástica.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame