Mundo

Homem que atirou contra Casa Branca é acusado de tentar matar Obama

Suspeito pode pegar prisão perpétua; para ele, presidente era o 'problema' do governo

O serviço secreto investiga um incidente no qual foi ouvido um disparo de arma de foto nas proximidades da Casa Branca (Saul Loeb/AFP)

O serviço secreto investiga um incidente no qual foi ouvido um disparo de arma de foto nas proximidades da Casa Branca (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 19h50.

Washington - O homem suspeito de disparar com um rifle contra a Casa Branca na noite da sexta-feira passada foi formalmente acusado nesta quinta-feira, 17, de tentar assassinar o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua equipe.

Oscar Ramiro Ortega Hernández, de 21 anos, foi conduzido a um tribunal federal em Pittsburgh, na Pensilvânia, onde foi formalmente acusado de tentativa de homicídio. Se condenado, ele poderá ser sentenciado à prisão perpétua.

Segundo as investigações, Ortega Hernández, natural do Estado de Idaho, dirigiu seu carro até a Casa Branca na noite da sexta-feira passada, apontou um rifle contra a mansão e fez vários disparos, atingindo uma janela na ala do prédio onde vive a família presidencial, disseram as autoridades nesta quinta-feira. Obama estava no Havaí quando ocorreu o ataque.

O suspeito foi descrito pelos policiais como um obcecado pelo presidente e também pela Casa Branca e foi detido pela polícia na Pensilvânia. Ele será levado para Washington e deverá ser julgado na capital.


De acordo com o FBI, uma testemunha interrogada em Idaho que "conhece Ortega-Hernández bem" disse que ele havia se tornado muito agitado contra o governo. A testemunha afirmou às autoridades que ele "queria ferir" o presidente Obama e que se referiu a ele como "o anti-Cristo", segundo o depoimento.

Outra testemunha interrogada em Idaho disse às autoridades que Ortega-Hernández "foi muito específico que o presidente Obama era o problema do governo" e que ele era "o diabo", segundo documentos judiciais. As informações são da Associated Press e da Reuters.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosseguranca-digital

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia