Mundo

Homem morre em protesto contra presidente do Chile

rotestos violentos eclodiram no Chile neste sábado enquanto a presidente do país, Michelle Bachelet, apresentava um balanço de dois anos de seu governo.

Manifestante com a bandeira do Chile, dia 10/06/2015 (Luis Acosta/AFP)

Manifestante com a bandeira do Chile, dia 10/06/2015 (Luis Acosta/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2016 às 16h39.

Santiago - Protestos violentos eclodiram no Chile neste sábado enquanto a presidente do país, Michelle Bachelet, apresentava um balanço de dois anos de seu governo. Um homem morreu de asfixia após manifestantes mascarados queimarem uma farmácia e um supermercado no centro de Valparíso, onde fica o Congresso Nacional do país.

Imagens de emissoras de TV locais mostraram vários pontos de incêndio pelas ruas da cidade. Em entrevista ao canal TVN, o porta-voz do governo, Marcelo Diaz, condenou a morte do homem.

O protesto começou como uma marcha pacífica, que se tornou violenta quando manifestantes atiraram pedras na polícia e bombas de gasolina em edifícios. Autoridades de segurança responderam com gás lacrimogêneo e jatos de água.

Em seu discurso, Bachelet destacou suas realizações, como uma reforma que pretende garantir a educação gratuita em seu discurso no sábado. "Este é um caminho que não conseguimos voltar atrás", disse. A presidente, que exerce o cargo pela segunda vez, enfrenta seus mais baixos índices de popularidade. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileMichelle BacheletPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru