Mundo

Homem detém massacre nos EUA e legislativo o declara "herói"

James Shaw Jr. tirou das mãos do atirador o fuzil semiautomático AR-15 com o qual já havia matado 4 pessoas, em ataque no domingo passado, em Nashville

Travis Reiking: o atirador, de 29 anos, parou de atirar para recarregar a arma, quando foi imobilizado (Nashville Police Department/Reuters)

Travis Reiking: o atirador, de 29 anos, parou de atirar para recarregar a arma, quando foi imobilizado (Nashville Police Department/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de abril de 2018 às 09h48.

Última atualização em 25 de abril de 2018 às 09h51.

O jovem de 29 anos que impediu que um atirador seguisse matando os frequentadores de um restaurante do Tennesse foi declarado "herói" pelo legislativo estadual nesta terça-feira.

James Shaw Jr. tirou das mãos de Travis Reiking, de 29 anos, o fuzil semiautomático AR-15 com o qual já havia matado quatro pessoas e ferido outras duas no restaurante, supostamente quando parou de atirar para recarregar a arma.

O ataque ocorreu no domingo passado, no restaurante Waffle House, da cidade de Nashville, capital da música country, e Reiking tinha antecedentes de problemas mentais.

O "herói" foi atingido por um tiro de raspão e queimou a mão ao segurar o cano do fuzil de assalto.

Os sobreviventes do ataque e seus parentes, assim como vários meios de comunicação, chamaram Shaw de herói imediatamente após o incidente.

"Não sou herói, somente uma pessoa comum", disse Shaw entre lágrimas no domingo. "Agi de forma completamente egoísta. Queria salvar minha vida".

"Não importam suas motivações, Shaw é um verdadeiro herói e suas ações (...) são incomuns para a maioria", afirmam os legisladores do Tennesse. "Entrou em ação e salvou muitas vidas".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MortesArmasMassacres

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal