Mundo

Homem-bomba mata soldados franceses no Afeganistão

O ataque em Kapisa é o segundo registrado contra as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

Até agora em 2012, 189 membros das tropas da Otan foram mortos no Afeganistão (Behrouz Mehri/AFP)

Até agora em 2012, 189 membros das tropas da Otan foram mortos no Afeganistão (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 09h00.

Cabul - Um homem-bomba do Taleban disfarçado de mulher e vestindo uma burca atacou neste sábado um mercado no leste do Afeganistão, matando quatro membros das tropas francesas, de acordo com autoridades. Os soldados respondiam a um chamado de uma bomba instalada sob uma ponte na principal área de mercado do distrito de Nijrab, na província de Kapisa, quando o suicida detonou os explosivos, disse Qais Qadri, porta-voz do governo local.

O porta-voz do Taleban, Zabiullah Mujahid, reivindicou a responsabilidade pelo atentado por e-mail. O Ministério de Defesa da França confirmou a nacionalidade dos mortos e informou que outros cinco soldados franceses ficaram feridos na explosão. O ministério acrescentou que eles estavam em operação de suporte ao exército afegão, mas não entraram em detalhes. Qadri revelou que quatro civis afegãos também tiveram ferimentos.

O ataque em Kapisa é o segundo registrado contra as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) neste sábado. Mais cedo, tropas da Otan comunicaram que um soldado foi morto em um atentado a bomba no leste do país.

Um porta-voz da coalizão internacional, o major Martyn Crighton, disse que os ataques não estavam relacionados e aconteceram em diferentes partes da região leste. As últimas baixas aumentam para 13 o número de soldados internacionais mortos neste mês. Até agora em 2012, 189 membros das tropas da Otan foram mortos no Afeganistão. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaIslamismoMortesOtanTalibã

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei