Mundo

Hillary Clinton publicará novo livro em 2014

O primeiro livro da ex-secretária de Estado falará sobre os desafios do século XXI e o papel dos Estados Unidos no mundo


	Hillary Clinton: com grande popularidade, ela pode ser a próxima candidata americana à presidência
 (AFP/ Mandel Ngan)

Hillary Clinton: com grande popularidade, ela pode ser a próxima candidata americana à presidência (AFP/ Mandel Ngan)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 13h49.

Nova York - A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, alvo de especulações envolvendo a eleição presidencial de 2016, anunciou nesta quinta-feira que escreve um livro sobre os desafios do século XXI e o papel dos Estados Unidos no mundo.

O primeiro livro da ex-chefe da diplomacia americana desde que deixou o cargo será publicado pela editora Simon and Schuster em meados de 2014, no meio do segundo mandato do presidente Barack Obama.

O livro, que ainda não tem título, abordará a experiência de Hillary como secretária de Estado do presidente Obama, cargo que abandonou voluntariamente em janeiro, depois de quatro anos de intensa atividade, e os "desafios de um mundo que muda rapidamente", afirma um comunicado da editora.

Hillary Clinton, de 65 anos, é, segundo uma pesquisa recente de Quinnipiac, a figura política mais popular nos Estados Unidos, com 61% de opiniões positivas. Além disso, uma pesquisa feita no mês passado - que apresentava candidatos fictícios - a apontou como vencedora contra três republicanos.

Mas a ex-primeira-dama, que morou na Casa Branca com o marido Bill Clinton de 1993 a 2001, ainda não falou nada sobre suas intenções.

"Sua extraordinária experiência no serviço público deu uma perspectiva única sobre a história recente e os desafios que enfrentamos", disse Jonathan Karp, presidente do grupo editorial Simon and Schuster, ao anunciar o novo livro para junho de 2014.

"Clinton citará seu papel e pensamento em muitos temas, desde a morte de Osama bin Laden até a queda do regime (do líder líbio Muamar) Kadhafi, desde as transições no Iraque e Afeganistão até a primavera árabe (...) passando pelo surgimento de novas potências como China, Brasil, Turquia e Índia", destacou a editora em um comunicado.

Personalidade democrata essencial na política americana há mais de 20 anos, Hillary Clinton já publicou quatro livros, o primeiro em 1996, dedicado à educação das crianças.

Não foram divulgados detalhes sobre o valor negociado para o livro, provavelmente de vários milhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua