Mundo

Eslovênia vence na Justiça disputa fronteiriça com Croácia

Croácia insistia no tribunal para que a Baía de Pirán, no Golfo de Trieste e cuja maior parte pertence à Eslovênia, fosse dividida pela metade

Croácia insistia para que a Baía de Pirán - situada no Golfo de Trieste - fosse dividida pela metade (Antonio Bronic/Reuters)

Croácia insistia para que a Baía de Pirán - situada no Golfo de Trieste - fosse dividida pela metade (Antonio Bronic/Reuters)

E

EFE

Publicado em 29 de junho de 2017 às 14h32.

Última atualização em 29 de junho de 2017 às 14h33.

Haia - Um Tribunal de Arbitragem de Haia deu nesta quinta-feira a razão à Eslovênia em seu conflito legal com a Croácia e ordenou que a fronteira marítima e terrestre entre ambos os países seja modificada a favor do primeiro, decisão que deve ser aplicada nos próximos meses.

A Croácia insistia para que a Baía de Pirán - situada no Golfo de Trieste - fosse dividida pela metade, mas as coordenadas da fronteira marítima fixadas pelos magistrados concedem a maior parte das águas dessa baía à Eslovênia.

As autoridades da Croácia não reconhecem o Tribunal de Arbitragem desde 2015 e nem sequer compareceram nesta quinta-feira à Haia para ouvir a sentença.

Em 2015, a Croácia deu como rompida de forma unilateral a arbitragem após a publicação na imprensa croata das transcrições de várias conversas entre um membro esloveno da Corte e funcionários da Eslovênia.

O juiz presidente, Gilbert Guillaume, lembrou que o acordo assinado em 2009 por ambos os países fixou por escrito que "a decisão do tribunal será vinculativa" e que as partes tomariam "os passos necessários para implementá-la".

Acompanhe tudo sobre:CroáciaEslovêniaEuropa

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia