Mundo

Hague deixa ministério de Relações Exteriores britânico

Ministro está deixando o seu cargo em meio às mudanças de gabinete que o premiê David Cameron pretende fazer


	Ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague
 (AFP)

Ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 21h08.

Londres - O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, está deixando o seu cargo, informou o governo britânico nesta segunda-feira em meio às mudanças de gabinete que o premiê David Cameron pretende fazer de olho nas eleições gerais de maio do ano que vem.

Um novo titular da pasta será anunciado nesta terça-feira, juntamente com outros cargos ministeriais, comunicou o gabinete britânico.

Observadores alegam que a dança das cadeiras tem como objetivo atrair caras novas para o governo do Partido Conservador, especialmente as mulheres. As pesquisas para as eleições do ano que vem mostram o Partido Trabalhista liderando as intenções de voto.

Uma pessoa familiarizada com as mudanças negou que o ministro das Finanças, George Osborne, seja indicado para a vaga de Hague e que ele continua comprometido com a implementação do plano econômico do governo.

Em um comunicado, o primeiro-ministro descreveu Hague como "um dos expoentes do Partido Conservador." "Ele não foi só um ministro das Relações Exteriores de primeira classe - ele também tem sido um confidente, um conselheiro sábio e um grande amigo", diz o texto.

Hague, que tem 53 anos, foi líder do Partido Conservador por quatro anos, enquanto o partido de centro-direita estava na oposição.

Ele se tornou ministro das Relações Exteriores em 2010, quando a coalizão de Cameron foi formada. Seu mandato foi marcado por procurar novos parceiros comerciais para o Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEuropaPaíses ricosPolíticaReino Unido

Mais de Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Mais na Exame