Mundo

Hagel afirma que ameaças da Coreia do Norte são perigosas

Em resposta às recentes ameaças da Coreia do Norte, os Estados Unidos enviaram destróieres "Decatur" e "John McCain" ao Pacífico ocidental

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2013 às 16h52.

Washington - O secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, afirmou nesta quarta-feira que as ameaças da Coreia do Norte representam um perigo "real e claro" para os interesses dos Estados Unidos e seus aliados, como Coreia do Sul e Japão.

Hagel afirmou que o aumento da "retórica belicosa" e "alguma das ações que tomaram nas últimas semanas são um perigo, real e claro, e uma ameaça" proveniente de um país que "tem capacidade nuclear", disse na Universidade Nacional de Defesa.

O secretário se referiu a seus aliados Coreia do Sul e Japão, mas também ao perigo que o país é para o próprio Estados Unidos, já que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ameaçou as bases militares americanas no Pacífico, incluindo Havaí e Guam.

Os Estados Unidos disseram que estão fazendo "tudo o que é possível" para garantir a segurança na península da Coreia, incluindo conversas com a China e outros países, para "acalmar a situação", mas é necessário "levar essas ameaças a sério".

"Basta que se engane uma vez", disse Hagel, que disse não querer ser "secretário de Defesa que se equivocou uma vez", por isso, afirmou que o país vai "continuar levando essas ameaças a sério".

Hagel pediu para a Coreia do Norte que abandone as "provocações" e as "ameaças nucleares" e afirmou que há um "caminho responsável" para alcançar a paz, trabalhando com os países vizinhos, que pode "trazer muitos benefícios" a seus cidadãos.

Em resposta às recentes ameaças da Coreia do Norte, os Estados Unidos enviaram destróieres "Decatur" e "John McCain" ao Pacífico ocidental.

No mês passado, o Pentágono anunciou um plano para reforçar os sistemas de defesa antimísseis do litoral oeste dos EUA e estar preparados perante um eventual ataque com mísseis. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua