Mundo

Guterres virá ao Brasil e terá reunião privada com Temer

Guterres terá uma reunião privada na próxima segunda-feira com o presidente do Brasil, Michel Temer

António Guterres: os líderes portugueses têm prevista uma reunião bilateral com Temer (REUTERS/Denis Balibouse)

António Guterres: os líderes portugueses têm prevista uma reunião bilateral com Temer (REUTERS/Denis Balibouse)

E

EFE

Publicado em 27 de outubro de 2016 às 11h54.

Brasília - O ex-primeiro-ministro português e próximo secretário-geral da ONU, António Guterres, participará na próxima semana em Brasília da XI Cúpula da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

Guterres, que substituirá nas Nações Unidas o sul-coreano Ban Ki-moon a partir do 1º de janeiro, terá uma reunião privada na próxima segunda-feira, quando será inaugurada a cúpula da lusofonia, com o presidente do Brasil, Michel Temer, anfitrião da reunião.

Depois, segundo fontes da presidência brasileira, se somará às sessões da XI Cúpula da CPLP, nascida em 1996 e integrada por Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A cúpula começará na segunda-feira de manhã com uma reunião de ministros das Relações Exteriores e será inaugurada formalmente à tarde, com a primeira sessão plenária dos chefes de Estado e de Governo desses nove países.

O encerramento está previsto para o meio-dia da terça-feira, quando a CPLP deverá adotar várias resoluções com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os países-membros em diversos âmbitos, com ênfase em assuntos comerciais e culturais.

O Portugal, principal promotor da criação da CPLP, será representado por seu presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro- ministro, Antonio Costa.

Na própria terça-feira, após o encerramento da cúpula, os líderes portugueses têm prevista uma reunião bilateral com Temer, dentro de uma visita oficial ao Brasil.

Acompanhe tudo sobre:GovernoMichel TemerMinistério das Relações ExterioresONUPortugal

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA