Mundo

Guterres segue liderando disputa para chefia da ONU

O conselho de 15 membros depositou seus votos para cada um dos 10 candidatos remanescentes


	António Guterres: houve uma ligeira melhoria em relação ao resultado da terceira rodada, quando ele teve 11 "incentivar"
 (John Thys/AFP)

António Guterres: houve uma ligeira melhoria em relação ao resultado da terceira rodada, quando ele teve 11 "incentivar" (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 17h33.

Nações Unidas - O ex-primeiro-ministro português Antonio Guterres ainda lidera a disputa para se tornar o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) após a quarta votação secreta do Conselho de Segurança da entidade nesta sexta-feira, disseram diplomatas.

O conselho de 15 membros depositou seus votos para cada um dos 10 candidatos remanescentes, e as opções são: 'incentivar', 'desencorajar' ou 'sem opinião'. Guterres recebeu 12 'incentivar', dois 'desencorajar' e um 'sem opinião', afirmaram os diplomatas.

Houve uma ligeira melhoria em relação ao resultado da terceira rodada, quando ele teve 11 'incentivar', três 'desencorajar' e um 'sem opinião'.

Guterres, que foi premiê de Portugal entre 1995 e 2002 e Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados de junho de 2005 a dezembro de 2015, também venceu as três primeiras rodadas.

O Conselho de Segurança da ONU irá continuar com a votação secreta na tentativa de obter um nome de consenso para substituir o sul-coreano Ban Ki-moon, que deixa o cargo no final de 2016 depois de cumprir dois mandatos de cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsPortugalONUConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

Avião com 15 pessoas a bordo desaparece perto da fronteira com a Venezuela

Portugal passa a aceitar CNH do Brasil após mudanças no processo

Secretário dos EUA diz que Venezuela terá transição estável com participação de Corina

China reduz impostos em RMB 2,8 trilhões para apoiar inovação e indústria