Mundo

Guterres se reuniu com presidente honorário da Coreia do Norte

Guterres encontrou Kim Yong-nam na cerimônia de inauguração dos Jogos em um jantar oferecido pelo presidente sul-coreano

Guterres: ele aproveitou a ocasião para transferir ao político norte-coreano uma mensagem a favor do diálogo (Reuters)

Guterres: ele aproveitou a ocasião para transferir ao político norte-coreano uma mensagem a favor do diálogo (Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de fevereiro de 2018 às 17h23.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, teve um breve encontro com o presidente honorário da Coreia do Norte, Kim Yong-nam, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang (Coreia do Sul), informou nesta sexta-feira a organização.

Guterres encontrou Kim na cerimônia de inauguração dos Jogos em um jantar oferecido pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e aproveitou a ocasião para transferir ao político norte-coreano uma mensagem a favor do diálogo.

"Teve uma breve interação com o presidente Kim, na qual mais uma vez reiterou sua expectativa e esperança de que todas as partes usem o diálogo para conseguir uma desnuclearização pacífica da península coreana", disse o porta-voz Farhan Haq aos jornalistas na sede das Nações Unidas.

Kim, que liderou a comitiva norte-coreana na abertura dos Jogos, é o funcionário de maior categoria a comparecer a Sul.

Sua visita se deveu ao processo de reaproximação iniciado pelos dois países após as fortes tensões vividas no ano passado como consequência dos testes nucleares e com mísseis de Pyongyang.

Junto a ele viajou a PyeongChang Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano, Kim Jong-un, uma figura de grande peso no país.

Segundo a ONU, embora estivessem presentes no mesmo local, Guterres não se reuniu diretamente com ela.

A organização afirmou que, por enquanto, nem o secretário-geral nem outros responsáveis que viajaram com ele à Coreia do Sul têm mais contatos previstos com dirigentes norte-coreanos durante esta visita.

Entre outros, acompanha Guterres o responsável de Assuntos Políticos da ONU, Jeffrey Feltman, que no ano passado visitou Pyongyang e manteve o primeiro contato em profundidade entre as Nações Unidas e o regime norte-coreano em quase oito anos.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulOlimpíadas de InvernoONU

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal