Mundo

Guterres diz que discriminação de refugiados aumenta extremismo

Guterres fez estas declarações no momento em que o presidente Trump assina decretos para suspender o programa de acolhida de refugiados nos EUA

Guterres: "Está se instalando uma 'nova normalidade' no discurso público em que o preconceito tem livre curso e a porta está mais aberta ao ódio extremo" (Lucas Jackson/Reuters)

Guterres: "Está se instalando uma 'nova normalidade' no discurso público em que o preconceito tem livre curso e a porta está mais aberta ao ódio extremo" (Lucas Jackson/Reuters)

A

AFP

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 20h36.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, advertiu nesta sexta-feira (27) sobre a discriminação de imigrantes e refugiados, assim como contra a exclusão de muçulmanos, considerando que isso facilita o caminho do extremismo.

Guterres fez estas declarações no momento em que o presidente Donald Trump assina decretos para suspender o programa de acolhida de refugiados nos Estados Unidos e a expedição de vistos para cidadãos de sete países muçulmanos.

"Fico muito inquieto com a discriminação contra os imigrantes, os refugiados e as minorias no mundo. Acho a exclusão dos muçulmanos muito inquietante", declarou em uma comemoração do Holocausto, na Assembleia Geral da ONU.

"Está se instalando uma 'nova normalidade' no discurso público em que o preconceito tem livre curso e a porta está mais aberta ao ódio extremo", afirmou.

O diplomata português assinalou que o antissemitismo, o racismo, a xenofobia e a islamofobia estão atiçados pelo populismo e "por personalidades que exploram o medo para conseguir votos".

Trump decretou nesta sexta-feira novas barreiras para a entrada de "muçulmanos radicais" nos país.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpImigraçãoONURefugiados

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame