Mundo

Grupo vinculado a Al Qaeda assume atentados no Iraque

Grupo Estado Islâmico do Iraque divulgou nota que explica que o ataque que deixou dezenas de mortos foi um protesto contra o Irã xiita

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 19h50.

Bagdá - O grupo radical Estado Islâmico do Iraque, vinculado à Al Qaeda, assumiu a autoria da série de atentados que na quarta-feira passada causou dezenas de mortos e feridos em diferentes localidades do Iraque, em comunicado divulgado nesta sábado em um site islamita.

Em sua nota, o grupo explica que seu motivo para lançar estes ataques foi expressar sua rejeição ao que chamam de 'o projeto satânico iraniano para se estender e agredir tudo o que é sunita'.

'Após as instruções do Ministério da Guerra do Estado Islâmico do Iraque, foi lançada uma nova cadeia de operações militares', disse o grupo.

Além disso, disse que esta ofensiva foi dirigida contra o prédio do Waqf (encarregado dos templos) da comunidade xiita no bairro de Bab al Muazam, no centro de Bagdá.

O Estado Islâmico do Iraque louvou, além disso, a maneira com a qual os ataques foram realizados, de 'modo consecutivo e com alta coordenação' entre as cidades.

Na quarta-feira passada, vários atentados com carro-bomba, a maioria contra peregrinos xiitas, sacudiram Bagdá e outras localidades, e causaram a morte de pelo menos 67 pessoas e ferimentos em mais de 200.

O Iraque vive uma alta da violência que voltou a pôr em alerta a segurança no país, palco de atentados voltados principalmente contra alvos xiitas e forças de segurança que se intensificaram desde a saída das tropas americanas em dezembro do ano passado. EFE

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoIraqueReligião

Mais de Mundo

Maduro recebe enviado de Xi Jinping em meio a tensão com os EUA

Camboja acusa Tailândia de anexar vila na fronteira após trégua

Crise com EUA sobre canal foi superada, diz presidente do Panamá

Quantos anos você teria na Coreia do Sul?