Mundo

Greve paralisa Grécia e voos são cancelados

Greve de 24 horas provocou o cancelamento de centenas de voos, fechou escritórios públicos, além de afetar o transporte local

Aeroporto grego: paralisação ocorre em protesto contra demissões previstas e reformas nos planos de pensão propostas pela UE e pelo FMI (Getty Images)

Aeroporto grego: paralisação ocorre em protesto contra demissões previstas e reformas nos planos de pensão propostas pela UE e pelo FMI (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 07h52.

Atenas - Sindicatos gregos promoviam uma greve de 24 horas nesta quinta-feira no país, que provocou o cancelamento de centenas de voos, fechou escritórios públicos, além de afetar o transporte local, numa mobilização para protestar contra o plano de austeridade do país.

O sindicato do setor privado GSEE e seu equivalente para o setor público Adedy convocaram uma paralisação em protesto contra demissões previstas e reformas nos planos de pensão propostas pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que socorreram a Grécia na crise financeira duas vezes.

Todos os voos domésticos e internacionais foram cancelados depois que os controladores aderiram à greve. Trens e barcos também suspenderam os serviços. Hospitais funcionavam em esquema de emergência, enquanto outras repartições públicas permaneciam fechadas.

"O GSEE está resistindo à obsessão dogmática do governo e da troika (Comissão Europeia, BCE e FMI) com políticas de austeridade e aumento de impostos", disse o sindicato em comunicado nesta semana.

O sindicato acusa o governo de tentar fazer retroceder o mercado de trabalho a "tempos medievais" e de implementar políticas que estão causando uma "crise humanitária".

Milhares de gregos se preparavam para marchar rumo ao Parlamento ainda nesta quinta-feira como parte dos protestos programados para marcar a greve.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaFMIGréciaGrevesPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Oposição da Venezuela cria portal com atas eleitorais para comprovar vitória de Gonzáles

OEA acusa Venezuela de manipulação eleitoral, dizendo que houve distorção dos resultados

Após mortes em protestos, Itamaraty pede que brasileiros evitem aglomerações na Venezuela

Mais na Exame