Grécia precisa de € 5 bi extras para diminuir déficit
Acordo foi para que o governo conseguisse reduzir o déficit público de 9,4% para 7,4% do PIB
Da Redação
Publicado em 18 de novembro de 2010 às 11h31.
Atenas - O Governo grego terá de conseguir 5 bilhões de euros adicionais para os cofres públicos, entre cortes de gastos e aumentos de receitas, para cumprir o objetivo de reduzir seu déficit em 2011 de 9,4% para 7,4% do Produto Interno Bruto (PIB).
O Ministério das Finanças grego apresentou nesta quinta-feira o Orçamento Geral de 2011, que contempla meios de reduzir o déficit público, como a reestruturação das empresas públicas, a redução dos gastos em saúde, o aumento do imposto sobre valor agregado e a luta contra a fraude fiscal.
O objetivo para 2011 é reduzir o déficit em 5 bilhões de euros em um ano, equivalentes a 2% do PIB, e deixá-lo em 7,4% do PIB, o que equivaleria a cerca de 17 bilhões de euros.
"A implementação das medidas já adotadas e as novas fornecerão 14 bilhões de euros e serão conseguidas com reformas estruturais, controle de gastos e contenção do desperdício em setores como saúde e empresas estatais", diz o documento apresentado ao Parlamento.
Além disso, segundo o texto, "espera-se aumentar as receitas estatais, contendo a evasão de impostos e com a avaliação da propriedade imobiliária do Estado".