Mundo

Grécia diz que demandas turcas obstruem missão da Otan

Falando após encontro com o secretário-geral da Otan em Atenas, Tsipras disse que os obstáculos incluem a falta de acesso operacional total na região


	Mar Egeu, na costa da Turquia: "A Grécia irá acatar qualquer esforço para que a missão da Otan contribua para a solução da crise", disse Tsipras
 (Wikimedia Commons)

Mar Egeu, na costa da Turquia: "A Grécia irá acatar qualquer esforço para que a missão da Otan contribua para a solução da crise", disse Tsipras (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2016 às 08h45.

Atenas - As demandas da Turquia representam obstáculos para a missão da Otan no mar Egeu que tem o objetivo de conter o tráfico de imigrantes e refugiados para a Europa, disse o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, nesta sexta-feira.

A Otan enviou navios para águas da Grécia e da Turquia no Egeu em março. Na quinta-feira, a aliança militar informou que o número de imigrantes e refugiados cruzando o mar da Turquia estava caindo significativamente, mas traficantes podem rapidamente mudar rotas e autoridades não podem reduzir esforços de segurança prematuramente.

Falando após encontro com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em Atenas, Tsipras disse que os obstáculos incluem a falta de acesso operacional total na região.

"A Grécia irá acatar qualquer esforço para que a missão da Otan contribua para a solução da crise", disse Tsipras.

"Infelizmente é evidente que os obstáculos... surgem das demandas e posições unilaterais da Turquia. Demandas e posições que infelizmente também são expressas por um aumento de atividades que violam nosso espaço aéreo."

A Europa assinou um acordo com a Turquia no mês passado para bloquear a principal rota para a Europa para mais de um milhão de pessoas, a maioria fugindo da guerra e pobreza no Oriente Médio, Ásia e África.

Acompanhe tudo sobre:Alexis TsiprasCrise gregaEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA