Mundo

Governo dos EUA teria espionado Associated Press

A apreensão de gravações feitas por jornalistas da agência teriam sido feitas para investigar suposto vazamento de informação governamental secreta


	A Casa Branca, nas palavras do porta-voz, assegura desconhecer qualquer intenção do Departamento de Justiça em obter informações da Associated Press, conforme informa o TVI24
 (Wikimedia Commons / Garvid)

A Casa Branca, nas palavras do porta-voz, assegura desconhecer qualquer intenção do Departamento de Justiça em obter informações da Associated Press, conforme informa o TVI24 (Wikimedia Commons / Garvid)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 17h17.

São Paulo - A agência de notícias norte-americana Associated Press (AP) denunciou esta semana ter sido alvo de escutas telefônicas feitas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A apreensão de gravações feitas por jornalistas da agência teriam sido feitas para investigar suposto vazamento de informação governamental secreta. A Aliança Europeia de Agências de Notícias condenou o ato, que classificou como “séria violação da liberdade de imprensa”. A notícia é do Meios&Publicidade.

"Isto [as escutas] representa uma séria violação da liberdade de imprensa e o ataque a uma organização respeitada em todo o mundo pela sua cobertura jornalística independente”, diz a Aliança em comunicado.

Representante das agências de notícias na Europa, a entidade diz ainda que a “capacidade de as agências fazerem notícias, sobre temas do interesse público, de forma livre de interferência do governo, é um dos pilares de qualquer democracia”. A instituição também ressalta que apoia os colegas da "Associated Press ao condenar esta aparente violação destes princípios básicos”.

De acordo com o site português SIC Notícias, as escutas - 20 linhas no total - teriam ligação com um artigo publicado pela agência sobre uma operação da CIA que impediu um atentado da Al-Qaeda, no Iémen.

À época, o diretor da corporação, John Brennan, chegou a ser interrogado sobre a possibilidade de ter sido a fonte que deu origem à noticia.

A Casa Branca, nas palavras do porta-voz, assegura desconhecer qualquer intenção do Departamento de Justiça em obter informações da Associated Press, conforme informa o TVI24.

Acompanhe tudo sobre:CrimeDemocraciaLiberdade de imprensa

Mais de Mundo

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz