Mundo

Governo do Kuwait renuncia para dar lugar a novo gabinete

Emir aceitou a renúncia do governo em um passo para dar lugar a um novo gabinete no Estado do Golfo Árabe


	Protestos no Kuwait: país teve as eleições parlamentares boicotadas pela oposição
 (Yasser al-Zayyat/AFP)

Protestos no Kuwait: país teve as eleições parlamentares boicotadas pela oposição (Yasser al-Zayyat/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2012 às 12h23.

Kuwait - O emir do Kuwait aceitou a renúncia do governo nesta segunda-feira, informou a agência de notícias estatal Kuna, em um passo para dar lugar a um novo gabinete no Estado do Golfo Árabe, após eleições parlamentares boicotadas pela oposição.

A eleição de sábado foi a segunda este ano na nação produtora de petróleo, onde uma série de assembleias fracassou devido a uma luta de poder de longa duração entre o parlamento e o gabinete, em que a família do emir detém os cargos principais.

"O emir aceitou a renúncia do governo", disse a Kuna em um alerta de notícias via mensagem de texto, acrescentando que os ministros teriam função interina até que um novo gabinete seja formado.

Segundo a Constituição, um novo governo deve ser formado antes da primeira sessão do novo parlamento. O emir xeique Sabah al-Ahmad al-Sabah disse que o novo parlamento se reuniria em 16 de dezembro, segundo a Kuna.

O xeique Sabah deverá escolher seu primeiro-ministro na próxima semana, que por sua vez irá formar um gabinete que será anunciado em 14 de dezembro, disse o jornal Al-Watan, do Kuwait, que é de propriedade de um membro da família governante.

Mais da metade dos membros do parlamento eleitos no sábado é recém-chegada à Assembleia Nacional, de 50 lugares. A nova formação deve ser mais cooperativa com o governo do que sua antecessora, devido ao boicote da oposição aos votos, e aos protestos que dividiram o país membro da Opep e aliado dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:KuwaitOriente MédioPolítica

Mais de Mundo

Por que a saída de Kennedy deixou as pesquisas nos EUA mais confiáveis?

China promove reforma de aposentadoria

Comissão reguladora da China impõe sanções contra PwC no país

Governo Biden vai taxar compras em sites chineses como Shein e Temu