Mundo

Governo da Colômbia e Farc fazem "balanço" do plano de paz

As partes não deram detalhes sobre o encontro, mas um dos temas do debate será a situação das zonas de concentração da guerrilha

Acordo de paz: "Será uma reunião de balanço e para destravar as coisas" (John Vizcaino/Reuters)

Acordo de paz: "Será uma reunião de balanço e para destravar as coisas" (John Vizcaino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 24 de março de 2017 às 20h08.

Representantes do governo da Colômbia e das Farc realizarão um "conclave" neste final de semana, em Cartagena, para analisar a aplicação do acordo de paz, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

"Será uma reunião de balanço e para destravar as coisas", disse à AFP um dos participantes, que pediu para não ser identificado.

O governo de Juan Manuel Santos firmou em novembro passado um histórico acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), principal e mais antiga guerrilha do país, que agora transita para a vida política e sem armas.

Fontes ligadas ao encontro indicaram que a delegação do governo será integrada pelo Alto Comissário da Paz, Sergio Jaramillo, o Alto Conselheiro para o Pós-conflito, Rafael Pardo, e o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo.

Por parte das Farc, se espera a participação de membros do Secretariado, a cúpula da organização, liderados pelo líder máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño ("Timochenko"), que virá de Havana.

As partes não deram detalhes sobre o encontro, mas um dos temas do debate será a situação das zonas de concentração da guerrilha, onde o desarmamento - sob a supervisão da ONU - deve estar concluído no final de maio.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaFarc

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia