Mundo

Governo alemão se concentra agora no sexo de Deus

Uma ministra alemã desencadeou uma espetacular polêmica ao considerar que o neutro poderia ser o gênero utilizado para designar o Todo-Poderoso


	A ministra da Família, Kristina Schroeder, chega ao palco de um evento de caridade em Berlim: "evidentemente, Deus não é nem homem, nem mulher"
 (Axel Schmidt/AFP)

A ministra da Família, Kristina Schroeder, chega ao palco de um evento de caridade em Berlim: "evidentemente, Deus não é nem homem, nem mulher" (Axel Schmidt/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 12h55.

Berlim - O governo alemão foi levado nesta sexta-feira a se interessar pelo sexo de Deus, depois que uma ministra desencadeou uma espetacular polêmica ao considerar que o neutro poderia ser o gênero utilizado para designar o Todo-Poderoso.

Durante a tradicional coletiva de imprensa dos porta-vozes de cada ministério, um ritual extremamente sério organizado três vezes por semana, o debate teológico-gramatical encontrou um lugar entre a dívida do Chipre e a relação entre Rússia e Europa.

Citando a Bíblia, obras do papa Bento XVI ou o site oficial do Vaticano, o porta-voz da ministra da Família, Kristina Schroeder, concluiu: "Evidentemente, Deus não é nem homem, nem mulher. Tenho mais confiança em um especialista (o Papa) do que naqueles que criticam a ministra".

Em uma entrevista publicada na quinta-feira pelo semanário Die Zeit, a ministra Schroeder, de 45 anos, gerou polêmica ao abordar esta questão quando falava sobre educação.

"É complicado falar de Deus no masculino a sua pequena filha?", perguntou o jornalista. O idioma alemão possui as formas gramaticais feminino, masculino e neutro, e Deus é designado no masculino.

"É simples, cada um deve decidir por si mesmo. O artigo não tem significado", respondeu a ministra, considerando que o neutro seria igualmente correto. Esta resposta desencadeou uma série de críticas de todos os lados, incluindo de aliados de Schroeder no Partido da União Democrata Cristã, o mesmo da chanceler Angela Merkel.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaPaíses ricosReligião

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia