Mundo

Gingrich critica a mídia em debate na Carolina do Sul

Pré-candidato estava muito nervoso e negou o conteúdo de uma reportagem que dizia que ele queria um "casamento aberto" com sua mulher, Marianne

O conservador fez críticas severas à mídia dos EUA, afirmando que ela é "destrutiva, viciada e negativa" (John Moore/Getty Images)

O conservador fez críticas severas à mídia dos EUA, afirmando que ela é "destrutiva, viciada e negativa" (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2012 às 05h26.

Charleston - No último debate dos republicanos antes das primárias da Carolina do Sul, encerrado na madrugada desta sexta-feira, no horário de Brasília, o pré-candidato republicano e ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, estava muito nervoso e negou o conteúdo de uma reportagem que dizia que ele queria um "casamento aberto" com sua mulher, Marianne, a fim de desfrutar também de sua amante e assessora parlamentar, Callista, sua atual mulher.

O conservador Gingrich fez críticas severas à mídia dos EUA, na abertura do debate, considerado estratégico para as primárias que ocorrerão amanhã, no estado da Carolina do Sul. Gingrich afirmou que a mídia norte-americana é "destrutiva, viciada e negativa".

Além de Gingrich, participaram do debate o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, o parlamentar Ron Paul e o ex-senador Rick Santorum. O debate ocorreu na cidade de Charleston, após um dia dramático.

Horas antes do evento, o governador do Texas, Rick Perry, retirou sua candidatura e passou a apoiar Gingrich. Logo após esse anúncio, houve a revelação da suposta proposta do "casamento aberto" feita pela segunda ex-esposa de Gingrich, o que causou grande agitação entre os americanos.

Além disso, ontem, a vitória de Romney no caucus de Iowa, votação que abriu a disputa para definir o candidato republicano à presidência dos EUA, foi anulada. Segundo autoridades do partido, Santorum ficou 34 votos à frente de Romney mas ninguém foi declarado vencedor por causa de votos perdidos que não foram contados.

Ao longo do debate de quase duas horas, tanto Santorum como Gingrich esforçaram-se para demonstram que eram a melhor alternativa para o partido nas eleições presidenciais. Eles atacaram várias vezes o ainda favorito nas pesquisas, Romney. O ex-governador de Massachusetts venceu as primárias de New Hampshire e é um dos mais cotados para enfrentar Barack Obama nas eleições presidenciais de 6 de novembro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Oposição políticaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia