Mundo

Gina Haspel toma posse como nova diretora da CIA

A nomeação de Haspel foi alvo de polêmicas porque ela foi chefe de um centro de detenção secreto na Tailândia, onde suspeitos de terrorismo foram torturados

Haspel falou sobre a necessidade de aprofundar os conhecimentos de seus agentes em línguas estrangeiras e direcionar mais recursos ao exterior (Kevin Lamarque/Reuters)

Haspel falou sobre a necessidade de aprofundar os conhecimentos de seus agentes em línguas estrangeiras e direcionar mais recursos ao exterior (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de maio de 2018 às 13h05.

São Paulo - A nova diretora da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Gina Haspel, tomou posse nesta segunda-feira, em uma cerimônia com a presença do presidente americano, Donald Trump, na sede da organização, em Langley, no Estado da Virgínia.

Em discurso antes do juramento de posse, Trump lembrou que a oposição democrata tentou barrar a confirmação pelo Senado da indicação de Gina para o cargo. "Mas, "depois do seu depoimento, eles não tinham mais qualquer chance" de fazê-lo, ressaltou o presidente.

A nomeação de Gina foi alvo de polêmicas porque ela foi chefe de base de um centro de detenção secreto na Tailândia, onde suspeitos de terrorismo foram afogados. Também houve dúvidas sobre como ela preparou um telegrama que seu chefe usou para ordenar a destruição de vídeos das sessões de interrogatórios realizados no local.

A recém-empossada número 1 da comunidade de inteligência dos EUA destacou em seu pronunciamento a necessidade de a CIA aprofundar os conhecimentos de seus agentes em línguas estrangeiras e direcionar mais recursos ao exterior, citando "a ameaça do terrorismo" e a essência "internacional" da agência.

Gina também disse estar orgulhosa por ser a primeira mulher a assumir esse cargo e enfatizou que isso só foi possível com base em anos de trabalho "sem reconhecimento" de várias outras agentes femininas em cargos "de alto e de baixo escalão".

Acompanhe tudo sobre:CIADonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia