Mundo

Gilberto Carvalho: Dilma vetará anistia a desmatadores

Ministro disse esperar que votação do Código Florestal aconteça nesta terça-feira e defendeu Antonio Palocci

Gilberto Carvalho: "Não precisamos de nenhuma negociação." (Antonio Cruz/ABr)

Gilberto Carvalho: "Não precisamos de nenhuma negociação." (Antonio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 13h39.

Brasília - O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou que o governo está empenhado em votar ainda hoje (24) o Código Florestal. Ele ressaltou que essa decisão não tem qualquer relação com a discussão do caso que envolve o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Ele confirmou também que a presidente Dilma Rousseff vetará qualquer tipo de norma que fale em anistia a quem desmatou. “[Se aprovado,] Isso será vetado pela presidente Dilma”, garantiu.

“A cena é típica de uma luta política. É apenas espuma. Não precisamos de nenhuma negociação. Quem esperar isso vai quebrar a cara”, disse Gilberto Carvalho ao negar que acordos estejam sendo feitos para evitar o depoimento de Palocci no Congresso Nacional. “[O depoimento] Não interessa ao ministro Palocci porque o governo já sabe de onde vazou a história", acrescentou Carvalho após participar do Fórum Interconselhos do Plano Plurianual (PPA).

Ele rebateu as informações divulgadas sobre Palocci. “Não há nenhuma denúncia formal. Tudo está bem claro, e quem fez a denúncia também sabe que ela tem apenas o objetivo de fragilizar o governo”, afirmou o ministro.

Sobre o Código Florestal, Gilberto Carvalho reiterou que o empenho do governo vai no sentido de votá-lo ainda hoje. O bom-senso deve prevalecer, e as resistências são meramente ideológicas. Elas não podem atrapalhar uma lei que é boa para o país”, disse Carvalho.

O Fórum Interconselhos do PPA reúne pela primeira vez os 34 conselheiros setoriais que compõem o grupo. Com acesso direto ao ministério, o conselho é o meio para que qualquer entidade ou organização civil deem sugestões para os investimentos a serem feitos pelo estado entre 2012 e 2015.

“A lista de conselheiros representantes de cada setor nos estados pode ser facilmente localizada no site dos ministérios. As entidades que desejarem apresentar suas sugestões devem procurá-los”, sugere a secretária de Planejamento do Ministério do Planejamento, Lúcia Falcon.

Acompanhe tudo sobre:Código florestalPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Israel bombardeia cidade do Iêmen após ataque de rebeldes huthis a Tel Aviv

Mais na Exame