Mundo

Geração de energia eólica deve crescer sete vezes até 2014

Presidente da Empresa de Pesquisa Energética acredita que aumento da crise na Europa fez estrangeiros investirem no setor no Brasil

Usina eólica: previsão da produção alcançar 7 GW até 2014 (Arquivo/EXAME)

Usina eólica: previsão da produção alcançar 7 GW até 2014 (Arquivo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2011 às 18h08.

São Paulo – A geração de energia elétrica por usinas eólicas deve aumentar sete vezes no país até 2014, disse hoje (22) o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim.

De acordo com ele, nos próximos três anos, a capacidade de geração de energia eólica passará dos atuais 1 gigawatt (GW) para 7 GW.

Tolmasquim participou hoje, em São Paulo, de um debate sobre o setor elétrico e as hidrelétricas brasileiras. Ele destacou a importância dos investimentos em usinas elétricas movidas a vento, principalmente no Nordeste.

Segundo o presidente da EPE, a crise econômica na Europa acabou incentivando que empresas estrangeiras se instalassem no país para aproveitar o seu crescimento.

“A crise na Europa paralisou o projetos por lá”, assinalou Tolmasquim. “Na China, só entram empresas que produzem equipamentos na China. As empresas estrangeiras se focaram no Brasil.”

Segundo Tolmasquim, quatro companhias fabricam usinas eólicas no Brasil atualmente. Ele disse também que outras quatro empresas já anunciaram que vão se instalar no país.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaAmérica LatinaDados de BrasilEnergiaInvestimentos de empresasEnergia eólica

Mais de Mundo

Flávio Bolsonaro chega aos EUA sem confirmar encontro com Trump

China prevê investir mais de RMB 5 trilhões em novas redes elétricas até 2030

Exploração de petróleo de xisto avança na China com foco em segurança energética

Irã diz que deve retomar acesso à internet global quase 90 dias após bloqueio aos civis