Gás radioativo é encontrado após teste nuclear da Coreia do Norte

A Comissão de Segurança Nuclear divulgou o descobrimento do isótopo xenônio-133, ligado ao teste nuclear que ocorreu no dia 3 de setembro

Seul – A Coreia do Sul afirmou ter encontrado uma pequena quantidade de um elemento radioativo de amostras do ar coletadas após o último teste nuclear da Coreia do Norte.

A Comissão de Segurança Nuclear divulgou nesta quarta-feira o descobrimento do isótopo xenônio-133, supostamente ligado ao teste nuclear do regime de Pyongyang que ocorreu no dia 3 de setembro.

A comissão disse que não conseguiu verificar com exatidão que tipo de bomba nuclear a Coreia do Norte detonou, já que não foi possível encontrar outros isótopos radioativos que tipicamente acompanham uma explosão nuclear.

As autoridades também afirmaram que não foram encontrados traços de trítio, que compõem uma bomba de hidrogênio – o tipo que a Coreia do Norte alegou ter lançado.

Fonte: Associated Press.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.