Mundo

G8 buscará soluções à crise em momento delicado para Europa

Barack Obama deve liderar a discussão sobre "qual é o melhor enfoque para enfrentar a crise e qual seria o caminho sustentável para a recuperação na Europa"

G8 é formado por EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia (Getty Images)

G8 é formado por EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2012 às 20h55.

Washington - Os líderes do G8 iniciam nesta sexta-feira uma cúpula do bloco nos arredores de Washington para buscar soluções à crise econômica mundial em um momento delicado para a Europa, e tentarão obter consensos sobre Síria e Irã e impulsionar a segurança alimentar global.

"(A cúpula) ocorre em um momento muito delicado a respeito da economia da zona do euro", declarou nesta quinta-feira em entrevista coletiva o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon.

Como anfitrião da cúpula, que será realizada entre sexta-feira e sábado na residência presidencial de Camp David (Maryland), o chefe de Estado e de governo dos Estados Unidos, Barack Obama, deve liderar a discussão sobre "qual é o melhor enfoque para enfrentar a crise e qual seria o caminho sustentável para a recuperação na Europa", destacou Donilon.

"(Os EUA) dão as boas-vindas ao debate aberto na Europa sobre a necessidade de criar empregos e crescimento", ressaltou o assessor.

Antes da cúpula do G8 - formado por EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Rússia -, Obama receberá na Casa Branca seu colega francês, François Hollande, um dos que apoiam combinar políticas de crescimento com medidas de austeridade aplicadas até agora na Europa.


Segundo a Presidência francesa, Hollande falou nesta quinta-feira por videoconferência com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia - órgão executivo da União Europeia (UE) -, José Manuel Barroso.

Em Camp David, também haverá um "amplo debate" sobre o aumento dos preços do petróleo e os líderes "discutirão a gama de opções" que têm em mãos para enfrentar a situação, indicou o assessor de Obama.

Durante os últimos dias, circularam especulações de que os Estados Unidos buscariam apoio na cúpula do G8 para recorrer a suas reservas estratégicas de petróleo como medida para conter o encarecimento da commodity. No entanto, a Casa Branca insiste há semanas que não tomou nenhuma decisão a respeito e reiterou que tem várias opções sobre a mesa.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaG7 – Grupo dos Sete

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos