Mundo

Furacões próximos ao Havaí ganham força

Um deles, o furacão Julio, se fortaleceu e chegou à categoria 2 de tempestade, com ventos de 160 km/h

Furacões Iselle e Julio são vistos em direção ao Havaí, em uma foto de satélite divulgada pela NASA (NASA/Divulgação via Reuters)

Furacões Iselle e Julio são vistos em direção ao Havaí, em uma foto de satélite divulgada pela NASA (NASA/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2014 às 18h24.

Honolulu - O furacão Julio se fortaleceu nesta quinta-feira e chegou à categoria 2 de tempestade, com ventos máximos sustentados de 160 km/h.

Segundo o Centro Nacional de Tornados, porém, o Julio deve começar a se enfraquecer nesta noite e continua a perder força durante o final de semana.

O furacão está logo atrás do tornado Iselle, que deve chegar à costa do Havaí na noite desta quinta-feira. A Grande Ilha está sob alerta de tempestade. Os ventos trazidos pelos furacões podem danificar construções e levar a inundações.

O Iselle deveria ter se enfraquecido à medida que se movesse a oeste no Pacífico, mas isso não ocorreu. A tempestade será a primeira a atingir diretamente o Havaí nos últimos 22 anos. Segundo autoridades do Estado, no entanto, a população não precisa entrar em pânico porque as ilhas estão preparadas para a chegada de furacões.

O Serviço Nacional do Tempo de Honolulu informou que golfadas de até 88 km/h poder chegar às ilhas e causar prejuízos a residências. "Não é um tornado enorme, mas pode arrastar algumas coisas", afirmou o meteorologista Mike Cantin.

Também nesta quinta-feira, o Estado norte-americano foi atingido por um terremoto de magnitude 1,5 graus na escala Richter, informou o Centro de Pesquisas Geológicas norte-americano. O tremor chegou à ponta norte da Grande Ilha, cerca de 11 km ao norte da cidade de Waimea.

Segundo o diretor da Defesa Civil do condado, Darryl Oliveira, não houve relatos de prejuízos. Ele afirmou que os terremotos moderados "não são incomuns" no Havaí. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)FuracõesHavaíPaíses ricos

Mais de Mundo

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Mais na Exame