Furacão Helene ganha força e se aproxima da Flórida com ventos de 155 km/h
População se prepara para a chegada da tempestade que já passou por Cuba
Agência de Notícias
Publicado em 26 de setembro de 2024 às 10h35.
Última atualização em 26 de setembro de 2024 às 10h37.
O furacão Helene se fortaleceu nesta quinta-feira, 26,alcançando a categoria 2 com ventos máximos constantes de 155 quilômetros por hora, e a expectativa é que haja um novo aumento de potência à medida que se dirige para a Flórida, segundo informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
O sistema está localizado 550 quilômetros ao sul deTampa, na costa centro-oeste da Flórida, e a 585 quilômetros de Apalachicola, no extremo noroeste deste estado, de acordo com o boletim mais recente do NHC.
Este furacão de categoria 2, na escala Saffir-Simpson de um total de 5, ameaça com ventos fortes, tempestades e inundações uma vasta região costeira da península da Flórida, na qual deverá tocar terra esta noite.
O NHC pediu hoje que se concluam rapidamente os preparativos para proteger vidas e propriedades.
Helene, o oitavo sistema a receber um nome nesta temporada de furacões no Atlântico, deverá se fortalecer para se tornar um furacão de categoria maior (3, 4 ou 5).
Se atingir a Flórida, como esperado, será o quarto a chegar ao solo americano este ano, depois de Beryl, Debby e Francine.
Segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), a temporada de furacões no Atlântico, que começou oficialmente em 1º de junho, poderá ter uma atividade “acima” da média, com entre 8 e 13 furacões, dos quais entre 4 e 7 seriam de categoria superior.