Exame Logo

Funeral de Philip tem cortejo, missa e homenagens militares

Marido da rainha Elizabeth II, o príncipe morreu aos 99 anos no último dia 9. Ele completaria 100 anos em junho

(AFP/AFP)
A

AFP

Publicado em 17 de abril de 2021 às 12h20.

Última atualização em 17 de abril de 2021 às 12h20.

Com honrarias militares, o funeral do Príncipe Philip começou neste sábado, 17, no Castelo de Windsor com uma breve procissão fúnebre, seguido por um serviço religioso restrito e um enterro privado. Às 11h (7h em Brasília), o caixão de Philip, coberto com sua espada, seu quepe da Marinha e uma coroa de flores, foi transferido da capela particular da família real para outra sala do castelo.

Às 14h10, o decano de Windsor, David Conner, fez uma oração antes de se mudar para a capela de St George. Em seguida, representantes das forças armadas britânicas se posicionaram no pátio central ao lado dos edifícios reais do castelo e na escada que conduz à capela.

Veja também

Os convidados que não participaram do cortejo partiram para a capela entre 14h20 e 14h27, quando o Land Rover especial que o Príncipe Philip ajudou a projetar por mais de 16 anos entrou no pátio do castelo e a banda militar começou a tocar. Logo depois, os carregadores ergueram o caixão.

O caixão saiu do castelo e foi recebido por membros da família real para o cortejo. Após uma saudação militar, foi colocado no Land Rover. A rainha apareceu às 14h44 com uma dama de companhia em um Bentley oficial e se juntou à retaguarda do cortejo enquanto o hino nacional, "God Save the Queen", tocava.

Logo em seguida, começou o cortejo fúnebre, com duração prevista de oito minutos, com saudações de honra e toque do sino na torre do castelo. Participaram dele os filhos da rainha e de Philip, Charles (herdeiro do trono), Anne, Andrew e Edward, e alguns de seus netos, William, Harry e Peter Phillips. Também estavam presentes o marido de Anne, Timothy Laurence, e o sobrinho do monarca, David Linley.

A procissão chegou à capela de São Jorge e, às 15h, foi feito um minuto de silêncio em todo o Reino Unido. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual dos anglicanos, e o reitor de Windsor receberiam o caixão na capela.

No final da cerimônia religiosa, o duque será sepultado em privado na abóbada real da capela. As cornetas tocarão "The Last Post", tema utilizado em funerais militares britânicos, e "Action Stations", sinal que chama os marinheiros aos seus cargos, a pedido expresso de Philip, que serviu na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial. O Arcebispo de Canterbury dará sua bênção antes do hino nacional. Por volta das 15h50, os familiares devem deixar a capela.

Acompanhe tudo sobre:Inglaterra

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame