Mundo

Fundo de resgate europeu é pequeno, diz agência Fitch

A agência de classificação de risco sugere que o BCE deveria ter um papel maior na crise do euro

Com os bancos relutantes em emprestar uns aos outros, o Banco Central Europeu tem oferecido linhas de crédito emergenciais de prazo mais longo (Miguel Medina/AFP)

Com os bancos relutantes em emprestar uns aos outros, o Banco Central Europeu tem oferecido linhas de crédito emergenciais de prazo mais longo (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2011 às 09h48.

Bruxelas - O diretor gerente da agência de classificação de risco Fitch, David Riley, sugeriu que o Banco Central Europeu (BCE) deveria ter um papel maior nos esforços para lidar com a crise de dívida da zona do euro. "A EFSF é muito pequena", disse Riley, referindo-se à Linha de Estabilidade Financeira Europeia, fundo de resgate europeu. "O BCE é o único fornecedor de empréstimos confiável em último caso", acrescentou.

Riley insistiu que o BCE deve intervir conforme o necessário para evitar uma crise de crédito na zona do euro. Com os bancos relutantes em emprestar uns aos outros, o BCE tem oferecido linhas de crédito emergenciais de prazo mais longo.

O BCE também tem comprado bônus dos governos da Espanha e da Itália nos mercados secundários para evitar maiores dificuldades para esses países. "Nós acreditamos firmemente que Espanha e Itália são solventes, mas potencialmente ilíquidos", disse Riley. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingBCECrise econômicaCrises em empresasEmpresasEuropaFitchUnião Europeia

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA