Mundo

Franceses usam redes sociais para incentivar votação

Hashtag #avoté (#votei) entrou para o Trending Topics do mundo ao longo da manhã no Twitter

Cédulas com os nomes de Marine Le Pen e Emmanuel Macron para o segundo turno das eleições presidenciais na França, dia 06/05/2017 (Regis Duvignau/Reuters)

Cédulas com os nomes de Marine Le Pen e Emmanuel Macron para o segundo turno das eleições presidenciais na França, dia 06/05/2017 (Regis Duvignau/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de maio de 2017 às 12h27.

Paris - Os franceses movimentaram as redes sociais neste domingo com o intuito de incentivar os demais eleitores a votar no segundo turno das eleições presidenciais do país e subiram a hashtag #avoté (#votei) no Twitter para dizer que já tinham depositado seu voto em algum dos 66.500 centros.

Acompanhado de uma urna com a bandeira francesa, a hashtag entrou para o Trending Topics do mundo ao longo da manhã, quando a participação do eleitorado ao meio-dia (horário local) atingiu 28,23%, quase a mesma porcentagem registrada nessa mesma hora no primeiro turno, em 23 de abril, que foi de 28,54%.

As chamadas em favor da participação foram intensas desde o primeiro turno porque analistas consideram que uma alta abstenção beneficiaria a candidata da extrema direita Marine Le Pen frente a seu rival, o social liberal Emmanuel Macron. O voto na França não é obrigatório.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEmmanuel MacronFrançaMarine Le Pen

Mais de Mundo

Quem é Pierre Poilievre, opositor de Trudeau que busca liderar Canadá após renúncia de premier

Em resposta a Trump: rei da Dinamarca atualiza brasão real com destaque para a Groenlândia

Porto Rico, Havaí, Alasca e Flórida: quanto os EUA pagaram por territórios anexados

Trudeau responde Trump e diz que Canadá 'jamais' será parte dos Estados Unidos