Mundo

França não tomou decisão sobre presença do Irã em evento

Conferência em Paris na semana que vem discutirá como combater militantes do Estado Islâmico, que controlam territórios no Iraque e na Síria


	Conflito: representantes iranianos indicaram não ver sentido em realizar evento sobre Estado Islâmico sem a Síria
 (Haidar Hamdani/AFP)

Conflito: representantes iranianos indicaram não ver sentido em realizar evento sobre Estado Islâmico sem a Síria (Haidar Hamdani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 09h20.

Paris - A França disse nesta quarta-feira que nenhuma decisão foi tomada sobre se o Irã participará de uma conferência em Paris na semana que vem para discutir como combater militantes do Estado Islâmico, que controlam territórios no Iraque e na Síria.

O porta-voz do governo, Stéphane Le Foll, disse que os outros quatro membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Grã-Bretanha, China, Rússia e Estados Unidos, teriam representantes.

A França disse anteriormente que gostaria que o Irã comparecesse à conferência, embora representantes iranianos tenham indicado não ver muito sentido em realizar um evento para lidar com o Estado Islâmico na região sem receber algum representante do governo sírio.

“Vamos resolver o problema do Estado Islâmico com todos os participantes. Isso também significa o Irã”, disse um diplomata francês.

“Mas há dois sinais vermelhos: não haverá barganhas sobre conversas nucleares e não haverá Assad”, disse sobre o presidente sírio, Bashar al-Assad.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaEventosFrançaIrã - PaísIraquePaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia

Tom Homan diz que irá reativar política que separou mais de 4 mil menores dos pais nos EUA