Mundo

França e Alemanha prometem novo pacote anticrise em outubro

Estamos bastante conscientes que França e Alemanha têm uma responsabilidade particular para estabilizar o euro, disse Sarkozy

Nicolas Sarkozy: "Precisamos dar uma resposta que seja sustentável e ampla" (Eric Feferberg)

Nicolas Sarkozy: "Precisamos dar uma resposta que seja sustentável e ampla" (Eric Feferberg)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2011 às 18h02.

Berlim - França e Alemanha vão apresentar propostas para um novo pacote amplo para estabilizar a zona do euro até o fim deste mês, disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, neste domingo.

"Estamos bastante conscientes que França e Alemanha têm uma responsabilidade particular para estabilizar o euro", disse Sarkozy em entrevista coletiva ao lado da chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, em Berlim.

"Precisamos dar uma resposta que seja sustentável e ampla. Nós decidimos dar essa resposta até o fim do mês porque a Europa precisa resolver seus problemas para a reunião do G20 em Cannes", acrescentou Sarkozy, dizendo que ainda é cedo para entrar em detalhes.

Os dois líderes sugeriram que as propostas devem incluir planos para a recapitalização de bancos europeus, acelerar a coordenação econômica na zona do euro e lidar com os problemas da dívida da Grécia.

Merkel afirmou que Alemanha e França estão prontos para recapitalizar bancos e querem fazê-lo seguindo um critério comum.

"Nós estamos determinados a fazer o necessário para assegurar a recapitalização dos nossos bancos", disse a chanceler alemã.

"Alemanha e França querem que o mesmo critério seja aplicado, e um critério que seja aceito por todas as partes", acrescentou. "Vamos pedir a todas as autoridades relevantes... para checar se o que estamos fazendo é sustentável." "Não vamos dar detalhes hoje, vamos apresentar um pacote completo", acrescentou Merkel.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelCâmbioEuroEuropaMoedasNicolas SarkozyPersonalidadesPolíticosUnião Europeia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua