Ataque: dois dos cinco acusados em um início são franco-tunisianos (Eric Gaillard / Reuters)
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2016 às 08h37.
Paris - Pelo menos oito pessoas do entorno do autor do <a href="https://exame.com.br/topicos/ataques-terroristas"><strong>atentado </strong></a>de Nice de 14 de julho foram detidas nas últimas horas na região meridional dos Alpes Marítimos, informaram nesta terça-feira fontes da segurança <a href="https://exame.com.br/topicos/franca"><strong>francesa</strong></a>.</p>
Os detidos são de nacionalidade francesa e tunisiana e estavam em Nice, Saint Laurent du Var e Cagnes sul Mer, explicaram as fontes ao jornal "Le Monde".
Os detidos são em maior ou menor medida próximos a Mohammed Lahouaiej Bouhlel, o tunisiano de 31 anos que na noite de 14 de julho jogou um caminhão contra a multidão que tinha presenciado os fogos de artifício da Festa Nacional em Nice, matando 86 pessoas.
Apesar de a princípio ventilar a possibilidade de Bouhlel ter atuado sozinho após ter sofrido um rápido processo de radicalização, a investigação levou à detenção em julho de seis pessoas que já foram acusadas por cooperação no atentado.
Dois dos cinco acusados em um início são franco-tunisianos, Ramzy A (21 anos) e Mohammed Oualid G. (40), outros dois albaneses, Artan H. (38) e Ankeneja Z. (42), e outro tunisiano, Choukri C. (37), nenhum deles fichado pelos serviços de inteligência.
Posteriormente foi detido Hamdi Z., de 36 anos, que tirou uma "selfie" junto a Bouhlel dias antes do ataque.