Mundo

França critica rumor de que abandonaria o euro

Zagreb, Croácia - A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, qualificou como "lixo" rumores segundo os quais o presidente da França, Nicolas Sarkozy, teria ameaçado, no último fim de semana, "tirar seu país do euro". "Esses rumores são lixo", declarou a ministra, ao ser questionada sobre o assunto às margens da reunião anual do Banco […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Zagreb, Croácia - A ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, qualificou como "lixo" rumores segundo os quais o presidente da França, Nicolas Sarkozy, teria ameaçado, no último fim de semana, "tirar seu país do euro". "Esses rumores são lixo", declarou a ministra, ao ser questionada sobre o assunto às margens da reunião anual do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (Berd) em Zagreb, na Croácia.

Segundo a AFP, Christine Lagarde também qualificou os rumores como "completamente infundados" e disse que eles são "quase um insulto". Hoje, o jornal espanhol El País publicou, citando fontes, que o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, teria afirmado durante encontro a portas fechadas, na quarta-feira, que Sarkozy chegou a ameaçar "tirar a França do euro" se outros países não apoiassem o pacote de 750 bilhões de euros anunciado na segunda-feira, em Bruxelas.

O objetivo do pacote é ajudar nações da região afetadas por um quadro de alto endividamento e baixo crescimento.

Em Paris, fontes do governo francês desmentiram a notícia pouco depois de sua publicação. Isto não impediu, no entanto, que o boato afetasse os mercados europeus de ações durante os negócios de hoje. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCrises em empresasEuroEuropaFrançaMoedasPaíses ricos

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame