Mundo

Fórum em Barcelona discute contradições da América Latina

Cerca de 40 conferentes, muitos deles latino-americanos, debaterão, de 19 a 24 de julho na Universidade Internacional da Paz de Barcelona (Unipau)

Espanha: fórum 'América Latina: velhos conflitos, novas saídas' acontecerá em Barcelona (SXC.Hu)

Espanha: fórum 'América Latina: velhos conflitos, novas saídas' acontecerá em Barcelona (SXC.Hu)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 18h08.

Barcelona - As contradições de uma América Latina na qual surgem novas formas de economia e política, mas persistem problemas de violência, narcotráfico e meio ambiente serão analisadas na próxima semana na Universidade Internacional da Paz de Barcelona (Unipau).

Com o título 'América Latina: velhos conflitos, novas saídas', cerca de 40 conferentes, muitos deles latino-americanos, debaterão, de 19 a 24 de julho, a evolução política, econômica, social e religiosa da última década no subcontinente americano.

O presidente da Unipau, Arcadi Oliveres, disse à Agência Efe que neste ano serão analisados os fenômenos que estão ocorrendo na América Latina 'porque, além de estar muito ligada à Espanha, é uma região onde estão surgindo propostas inovadoras para dar novos focos à política e à economia'.

Oliveres ressaltou também que não se pode falar em uma situação 'homogênea' na América Latina 'porque não é o mesmo caso discutir os conflitos rurais no Paraguai, os problemas urbanos da Argentina ou o crescimento econômico espetacular do Brasil, apesar de o país ter muitos bolsões de pobreza'.

Para Oliveres, as novas formas de focar a economia 'não têm nada a ver com o comunismo ou o socialismo de Estado da antiga União Soviética, que foram um grande fracasso, mas com aspectos mais sociabilizantes da economia, como a soberania alimentícia'.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrises em empresasEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

The Messi Experience World Tour” chega a São Paulo em 2025

Com chancela da IMSA, Poker se estabelece como esporte da mente e coroa trajetória de luta da WPF

Para este economista, políticas de Trump podem causar recessão aos EUA já em 2025

Não faz sentido negociar novos compromissos sem acelerar Acordo de Paris, diz Lula no G20