Mundo

Forte tempestade castiga leste dos EUA

Tempestade atingiu Costa Leste com uma chuva gelada, neve e frio quase recorde, o que levou ao cancelamento de quase 2.700 voos

Varredor de neve tenta manter uma rua aberta em frente ao Capitólio dos Estados Unidos durante uma nevasca em Washington (Gary Cameron/Reuters)

Varredor de neve tenta manter uma rua aberta em frente ao Capitólio dos Estados Unidos durante uma nevasca em Washington (Gary Cameron/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2014 às 19h19.

Washington - Uma perigosa tempestade de inverno atingiu a Costa Leste dos Estados Unidos nesta segunda-feira com uma chuva gelada, neve e frio quase recorde, o que levou ao cancelamento de quase 2.700 voos, paralisou Washington e provocou o fechamento de escolas e órgãos de governos municipais e estaduais.

A última de uma série de condições meteorológicas a castigar o leste do país, já desgastado pelo duro inverno, a tempestade despejou cerca de 10 centímetros de neve na capital dos EUA no começo da tarde quando varreu uma ampla área do Vale do Mississippi à costa atlântica, disse o Serviço Nacional Meteorológico.

Brian Hurley, um meteorologista do serviço nacional, disse que as temperaturas ficariam cerca de 15 graus centígrados abaixo do normal enquanto uma frente fria se encaminhava das Grandes Planícies para a costa do Atlântico.

"É muito, muito frio", disse ele.

Pelo menos quatro mortes atribuídas à tempestade no fim de semana foram registradas nos Estados do Texas, Oklahoma e Tennessee.

Embora a neve não tenha caído em cidades do norte, incluindo Nova York e Boston, na madrugada desta segunda-feira a temperatura de Nova York já havia chegado a 5 graus negativos, disse Hurley.

Alertas para o risco de congelamento foram emitidos para uma vasta área que vai da fronteira do Canadá ao Texas. A principal operadora de energia elétrica na maior parte do Texas divulgou um aviso sobre a necessidade de economia, já que se espera uma elevada demanda.

O forte granizo deixou cerca de 30.000 casas e empresas sem energia em Memphis, Tennessee, informou a companhia provedora local.

A tempestade cobriu Washington de neve e levou o governo federal a fechar repartições na área. O Congresso adiou votações.

Estado de Emergência

Steve Zubrick, meteorologista com foco na área de Washington, disse que as mínimas estimadas durante a noite eram -13C, ou seja, próximas do recorde para março, registrado em 1873, de -16C -, a última vez em que as temperaturas da capital ficaram abaixo de -12C no mês de março.

Os governadores dos Estados de New Jersey, Delaware, Mississippi e Tennessee declararam estado de emergência e escolas e governos municipais de toda a área encerraram as atividades.

Os Estados de Maryland e Virgínia Ocidental fecharam repartições, já que a tempestade lançou uma camada de 30 centímetros de neve nos Montes Apalaches.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)FrioPaíses ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal