Mundo

Forte calor representa risco para crianças sírias, diz ONU

Altas temperaturas e degradação das condições de higiene são riscos para 4 milhões de crianças, segundo organização

Crianças na província síria de Homs: segundo porta-voz da ONU, a água escassa e as altas temperaturas colocam 4 milhões de crianças em risco na Síria (Ho/AFP)

Crianças na província síria de Homs: segundo porta-voz da ONU, a água escassa e as altas temperaturas colocam 4 milhões de crianças em risco na Síria (Ho/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2013 às 14h37.

Genebra - As altas temperaturas e a degradação das condições de higiene provocadas pelo conflito armado na Síria representam um risco para 4 milhões de crianças, advertiu nesta sexta-feira a ONU.

Neste verão as temperaturas devem ficar entre 40 e 50 graus Celsius, explicou a porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Marixie Mercado.

A água é escassa desde o início do conflito. A água potável disponível representa um terço da que havia antes da guerra civil, de acordo com a porta-voz.

Além disso, os 4,25 milhões de sírios deslocados vivem em refúgios superpovoados.

Nos campos de refugiados, a situação também é muito difícil. O campo de Domiz, no Iraque, tem mais que o dobro da 25.000 pessoas previstas, segundo o Unicef.

Mercado também disse que a Jordânia registrou o primeiro caso de sarampo desde 1994.

Na terça-feira, a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) informou que uma epidemia de sarampo está se propagando pelo norte da Síria, com pelo menos 7.000 pessoas afetadas, já que a guerra civil afeta os programas de vacinação.

A campanha de vacinação das crianças contra o sarampo caiu de quase 80% para perto de zero. Em 2010 apenas 13 casos de sarampo foram registrados no país e 26 em 2011, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Acompanhe tudo sobre:CriançasOMS (Organização Mundial da Saúde)ONUSíria

Mais de Mundo

O destino incerto da Venezuela e seus impactos para o Brasil

Como irão funcionar as eleições presidenciais na Venezuela?

Incêndio florestal na Califórnia destruiu área maior do que a de Los Angeles

Blinken preocupado com 'ações provocativas' da China nas imediações de Taiwan

Mais na Exame