Mundo

Ford planeja vender sua marca Aston Martin

Unidade britânica de carros de luxo seria vendida para obter recursos para investir em outras áreas, diz montadora americana

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Ford divulgou, nesta quinta-feira (31/8), que pode vender sua marca britânica Aston Martin, especializada em carros de luxo, para obter recursos que seriam investidos no desenvolvimento de outras unidades de negócio. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a montadora americana ressaltou que a venda é ainda uma possibilidade e não há certeza de que será efetivada.

"Como parte de nossa estratégia, determinamos que a Aston Martin pode ser uma oportunidade atraente para levantar capital e gerar valor", afirmou, em nota à imprensa, o presidente do conselho de administração e da diretoria executiva da Ford, Bill Ford. Ele classificou a medida como a "mais lógica opção de desinvestimento" da montadora neste momento.

A Aston Martin é uma das marcas que integra a divisão de modelos de luxo da Ford, chamada de Premier Automotive Group e composta ainda pela Jaguar, Land Rover e Volvo. A montadora não tem planos para se desfazer destas outras marcas. Bill Ford destacou, inclusive, a retomada das vendas da Jaguar e a maior penetração das demais marcas no mercado.

A divulgação de que a unidade britânica pode ser vendida ocorre logo após o anúncio de que as vendas da Ford nos Estados Unidos, incluindo as marcas de luxo, caíram 10% de janeiro a julho. O resultado levou a companhia a acelerar seu plano de reestruturação, que inclui corte de funcionários e o fechamento de fábricas.

No início de agosto, a empresa contratou Kenneth Leet, ex-diretor do banco de investimentos Goldman Sachs, para estudar novas estratégias para a Ford. Segundo analistas de mercado, a venda de ativos pode envolver também outras marcas, como a Jaguar, e o braço financeiro do grupo, a Ford Credit.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições nos EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Mais na Exame