Mundo

Forças do EI matam membro das Forças Armadas dos EUA

Foi o terceiro norte-americano morto em combates diretos desde que a coalizão liderada por Washington iniciou uma campanha contra o grupo jihadista, em 2014


	Bandeira do Estado Islâmico no Iraque: o funcionário, que falou sob condição de anonimato, disse que o militar foi morto por "fogo direto" do EI
 (Jm Lopez/AFP)

Bandeira do Estado Islâmico no Iraque: o funcionário, que falou sob condição de anonimato, disse que o militar foi morto por "fogo direto" do EI (Jm Lopez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de maio de 2016 às 12h28.

Stuttgart - Combatentes do Estado Islâmico mataram nesta terça-feira um membro das Forças Armadas dos Estados Unidos no norte do Iraque quando os militares norte-americano avançavam por uma linha de frente das forças curdas iraquianas, disseram autoridades.

Foi o terceiro norte-americano morto em combates diretos desde que a coalizão liderada por Washington iniciou uma campanha contra o grupo jihadista, em 2014.

 "Foi uma morte em combate, é claro, e uma perda muito triste. Não conheço todas as circunstâncias", disse o secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, a repórteres durante viagem à Alemanha.

Uma autoridade militar norte-americana afirmou que a coalizão ajudou os combatentes curdos, conhecidos como peshmerga, a repelirem um ataque graças ao apoio aéreo de caças F-15 e drones (aeronaves não-tripuladas).

O funcionário, que falou sob condição de anonimato, disse que o militar foi morto por "fogo direto" do Estado Islâmico.

O porta-voz de Carter, Peter Cook, disse que o incidente ocorreu durante um ataque do Estado Islâmico contra uma posição dos peshmerga a cerca de 3 quilômetros da linha de frente dos combatentes curdos iraquianos.     

Em meados de abril, os EUA anunciaram planos de enviar 200 tropas adicionais ao Iraque e posicioná-las mais perto das frentes de combate para aconselhar as forças iraquianas na guerra contra o grupo extremista.

No mês passado, um ataque do Estado Islâmico a uma base dos EUA matou o sargento da Marinha Louis Cardin e feriu outros oito norte-americanos que providenciavam proteção armada para soldados iraquianos.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEstados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricos

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos