Mundo

FMI nega boatos sobre preparação de resgate da Espanha

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) negou hoje as especulações de que a entidade ou a União Europeia (UE) estariam preparando um resgate financeiro da Espanha. "Não há verdade alguma nesses boatos", disse Simonetta Nardin, porta-voz do FMI. Trata-se da mesma declaração feita no início de maio, quando também surgiram boatos nos mercados de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2010 às 17h57.

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) negou hoje as especulações de que a entidade ou a União Europeia (UE) estariam preparando um resgate financeiro da Espanha.

"Não há verdade alguma nesses boatos", disse Simonetta Nardin, porta-voz do FMI.

Trata-se da mesma declaração feita no início de maio, quando também surgiram boatos nos mercados de que a Espanha tinha pedido ajuda ao organismo, o que fez a Bolsa de Madri registrar quedas.

Dois jornais alemães informaram desta vez que o Executivo da UE estaria estudando ajudar a Espanha com fundos do mecanismo de estabilização do euro.

Na segunda-feira passada o porta-voz de Assuntos Econômicos e Monetários da Comissão Europeia, Amadeu Altafaj, assegurou que "hoje não se está discutindo nenhum plano para fornecer assistência financeira a país algum".

O Governo espanhol negou a possibilidade reiteradamente e também hoje, com declarações da ministra da Economia Elena Salgado.

"Já não sei mais como negar", disse a ministra, ao chegar ao Congresso dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEspanhaEuropaFMIPiigs

Mais de Mundo

Autoridades resgatam 36.448 Pessoas das Inundações em Valência

Rússia está envolvida em ameaças de bomba no dia da eleição nos EUA, diz secretário

Arizona reforça segurança em centros de votação com drones e vigilância armada

Ameaças interrompem temporariamente votação na Geórgia, condado decisivo dos EUA