Mundo

Fipe: relação etanol/gasolina sobe a 71,36% em SP

Segundo a pesquisa, não é vantajoso usar o etanol na cidade

Abastecer com etanol é vantajoso quando o preço do combustível e até 70% do valor da gasolina (AFP)

Abastecer com etanol é vantajoso quando o preço do combustível e até 70% do valor da gasolina (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 14h02.

São Paulo - A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou nesta segunda-feira que a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina atingiu o nível de 71,36% na segunda semana de setembro na capital paulista. O número apurado representou aumento ante o divulgado no levantamento da primeira semana do mesmo mês, quando a relação havia sido de 70,66%.

De acordo com especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.

O aumento da relação na cidade de São Paulo continua ligado à alta nos preços que o etanol vem apresentando nas pesquisas da Fipe, por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que leva em conta uma base mais ampla de comparação. Na pesquisa referente à segunda quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 15 de setembro), o combustível apresentou alta de 3,06% ante variação de 2,04% da primeira quadrissemana (período de 30 dias encerrado em 7 de setembro) e respondeu por 8,68% de toda a taxa de inflação na capital paulista, que foi de 0,25%.

Quanto à gasolina, o combustível mostrou alta de 0,23% contra avanço de 0,06% do levantamento anterior. De acordo com o coordenado do IPC, Antonio Evaldo Comune, a tendência não é das mais animadoras. "Daqui em diante, só deve piorar", disse, não descartando que a relação entre os combustíveis alcance níveis ainda maiores por causa da demanda mais forte que a oferta para o etanol.

Acompanhe tudo sobre:Biocombustíveiscidades-brasileirasCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolFipeGasolinaMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos