Mundo

Filha da "Rasputina" da Coreia do Sul é presa na Dinamarca

Polícia prendeu Chung Yoo-ra, filha da "Rasputina" sul-coreana, na Dinamarca, depois que ela foi acusada de permanecer na Europa de forma ilegal

Choi Soon-sil: amiga da ex-presidente do país é acusada de extorquir empresas e controlar o governo (Korea Pool/Getty Images)

Choi Soon-sil: amiga da ex-presidente do país é acusada de extorquir empresas e controlar o governo (Korea Pool/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de janeiro de 2017 às 06h56.

Seul - A filha de Choi Soon-sil, considerada o pivô de uma trama de corrupção e tráfico de influência que levou o Parlamento a pedir o afastamento da presidente sul-coreana, Park Geun-hye, foi presa nesta segunda-feira na Dinamarca, segundo informações divulgadas por promotores sul-coreanos.

A polícia da Dinamarca prendeu a filha de Choi, Chung Yoo-ra, no fim de semana em meio a acusações dela permanecer no país europeu de forma ilegal. Agora, a jovem de 20 anos deve ser extraditada ao país asiático.

A presidente da Coreia do Sul foi acusada de no mês passado por legisladores em meio a um enorme descontentamento da população depois que promotores acusaram Park de permitir que sua amiga de longa data Choi Soon-sil extorquisse empresas e controlasse o governo.

A Coreia do Sul pediu à Interpol que procurasse Chung porque ela não voltou para responder a perguntas sobre o escândalo.

A agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul relata que Chung, que é ex-membro da equipe nacional de equitação, supostamente aproveitou o relacionamento com Park para obter favores injustificados na Universidade de Seul.

Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:Coreia do SulCorrupçãoPrisões

Mais de Mundo

Exército de Israel ordena novas evacuações no sul de Israel

Após conversar com chanceler de Maduro, Amorim recebe representantes da oposição neste sábado

Eleições na Venezuela: campanha de Maduro é onipresente, com drones, filme e horas na TV

Trump critica democratas durante encontro com Netanyahu na Flórida

Mais na Exame