Mundo

Fifa rejeita tirar Copa do Mundo de 2018 da Rússia

Especulação era de que, por conta da crise entre russos e ucranianos, a Fifa poderia optar por realizar o Mundial na Alemanha

Vista do Estádio Luzhniki, em Moscou, uma das sedes da Copa do Mundo de 2018 (Sergei Karpukhin/Reuters)

Vista do Estádio Luzhniki, em Moscou, uma das sedes da Copa do Mundo de 2018 (Sergei Karpukhin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2014 às 09h48.

Zurique - A Fifa garantiu, nesta sexta-feira, que não há a possibilidade de tirar da Rússia o direito de sediar a próxima edição da Copa do Mundo, em 2018.

Nos últimos dias, surgiu na Europa a especulação de que, por conta da crise entre russos e ucranianos, a Fifa poderia optar por realizar o Mundial na Alemanha.

"Como um órgão mundial de futebol, a Fifa leva a sério sua responsabilidade em governar o futebol e apoiamos qualquer debate pacífico e democrático. Fifa deplora qualquer forma de violência e vai continuar a usar seus torneios para promover o diálogo, a compreensão e a paz entre os povos", começa a nota publicada no site da entidade máxima do futebol.

A Fifa argumenta que "a história tem mostrado que boicotar eventos esportivos ou a política de isolamento ou confronto não são as formas mais eficazes para resolver problemas. A realização da Copa do Mundo, com a atenção mundial que atrai, pode ser um poderoso catalisador para um diálogo construtivo entre as pessoas e os governos, ajudando a trazer desenvolvimentos sociais positivos".

Na nota oficial, a Fifa garante estar convencida de que, através do futebol, especialmente da Copa do Mundo, pode conseguir uma mudança positiva no mundo.

"Mas o futebol não pode ser visto como uma solução para todos os problemas, principalmente os relacionados com a política mundial. Vimos que a Copa do Mundo pode ser uma força para o bem e Fifa acredita que esse será o caso para a Copa do Mundo de 2018 na Rússia."

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFifaFutebol

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal