Football for Hope: "o futebol não pode mudar o mundo, mas possui a força para contribuir para melhorar a vida de muitas pessoas", afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino (Divulgação / FIFA)
Da Redação
Publicado em 6 de abril de 2016 às 08h37.
Madri - A Fifa anunciou que durante neste ano apoiará com US$ 4,3 milhões os projetos de desenvolvimento social através do futebol de 139 organizações pertencentes a 58 países.
Por conta do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz das Nações Unidas comemorado nesta quarta-feira, a Fifa destacou o trabalho diário de organizações que recebem seu apoio através da iniciativa "Football for Hope", que é um grande exemplo do "enorme potencial que o futebol tem para contribuir ao desenvolvimento social".
"O futebol não pode mudar o mundo, mas possui a força para contribuir para melhorar a vida de muitas pessoas. Em meu cargo de presidente, acredito que é importante que nossa instituição, como ente reitora do futebol mundial, respalde mediante suas iniciativas de sustentabilidade e, sobretudo através da iniciativa Football for Hope, organizações que recorrem ao futebol como força catalisadora para conseguir uma mudança social positiva", afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Entre as oito novas organizações que se somaram à iniciativa em 2016, a Fifa citou "Canadá Scores", uma organização que oferece gratuitamente atividades extracurricular a crianças desamparadas de Vancouver, e "Policy Center for Rom and Minorities", grupo que tenta reduzir a taxa de deserção de crianças de minorias étnicas que vivem em condições péssimas na Romênia.
A Fifa garantiu que todas as propostas de projetos que são apresentadas à iniciativa "Football for Hope" passam por um rigoroso processo de seleção no qual se comprova sua trajetória, repercussão e viabilidade a longo prazo.
Seu principal objetivo é garantir que "só presta seu apoio e colaboração a projetos sustentáveis, responsáveis e que representam um verdadeiro benefício para a coletividade com a qual trabalham".